Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Valores = Ação


Max Weber, sociólogo alemã, pregava que a função da Sociologia é a compreensão do sentido da ação social, determinada por um sentido e movida por valores, desvendando assim os fatores que implicam nas ações humanas. Seu ideal era compreensivista, ou seja, compreendia os indivíduos e seus valores, fato também conhecido como individualismo metodológico. Para Weber, cada individuo escolhe um modo de agir a partir de seus valores, não sendo papel da ciência dizer o que o ser humano deve e vai fazer. 
De acordo com suas idéias, não há um “denominador comum” na sociedade, ou seja, não há um fator que promove a mesma ação dos indivíduos, criticando assim, o fato da economia ser considerada o denominador comum da sociedade e o fato que move as ações humanas, fato considerado no Marxismo, em que é a partir da estrutura econômica que os seres humanos agem.
Weber atua como um analista social, fazendo uma síntese das influências sofridas pelo individuo. Portanto, se não pode e nem deve entender o modo de vida e o modo de agir do ser humano baseando-se apenas nos métodos econômicos do Capitalismo, pois por trás de toda ação do individuo, há a intensa influência de seus amplos valores e crenças

Nenhum comentário:

Postar um comentário