Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de junho de 2012


Weber busca em sua obra firmar a sociologia como ciência, despir a análise sociológica do que havia de ideologia e interesse político. Weber alega que a introdução de valores pessoais garantia a sociologia um caráter não confiável que poderia torná-la uma matéria completamente sem valor em âmbito acadêmico.
Weber propõe um método de analise que seria capaz de fugir do determinismo seja ele dos outros métodos ou até mesmo dos preconceitos gerados pelo senso comum, o método Weberiano baseia-se na comparação de um arquétipo pronto e traçado com o que é prático e real, sem que aquele que analise interfira com seus pressupostos na analise final. Dessa forma Max Weber busca tornar a sociologia mais precisa na análise de cada caso, retira-la do âmbito de aspirações políticas e evitar que se torne uma fórmula repetitiva que se aplica a tudo da mesma maneira.
É importante ressaltar que a leitura Weberiana dentro do jurídico é de extrema importância pois é a partir dela que correntes como direito preventivo, o direito de pena mínima ou qualquer direito que busque uma visão mais holística podem se consolidar, o direito como ferramenta de transformação social efetiva e não simplesmente uma ferramenta coercitiva é possível por caminhos Weberianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário