Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pensamento weberiano aplicado nos valores atuais


Com a globalização, houve um tipo de centralização cultural, e com a força da mídia e da sociedade, as pessoas são dessa forma instruídas a formar um padrão de vida. Padronizam-se os costumes, se é julgado por ser diferente, por não ter um emprego considerado ideal, um gosto musical diferente ou até mesmo por suas formas de diversão, ou seja, na sociedade atual o ‘’certo’’ é o igual ao pregado pela maioria. Oque contraria os ideais de Weber, que faz uma crítica ferrenha ao determinismo e a análise do ser humano de acordo com uma visão apenas da classe social a que ele pertence.

Weber tinha como ideal que as pessoas possuem muito mais a ser análisadas além do classa social que pertenciam ou suas origens, dizendo que cada individuo era único, por isso sua sociologia ficou conhecida como ‘’individualismo metodológico’’, e que haviam elementos dos mais variados que estavam impregnados em todos os indivíduos e que os faziam a agir de um ou de outro modo. Concluí-se que a sociedade atualmente julga as pessoas de acordo com a visão de apenas um fato, ou seja, por exemplo, se alguem possuí um emprego não considerado ‘’digno’’ esta pessoa é considerada inferior ou louca.

De acordo com o autor, enquadrando seu pensamento na atualidade, o correto seria ao se analisar uma pessoa, deveriam ser levados em conta não somente os ideais da sociedade, mas ela como um todo, e cada característica que esta possuí, para assim chegar a conclusão de quais são os valores que movem os homens, não sendo apenas a análise de um fato para determinar o todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário