Conhecimento é Resultado
Muitas vezes não reparamos a complexidade que existe por trás de cada produto que consumimos diariamente - e não devemos nos ater somente ao complexo da produção, - mas a questões subjetivas e de planejamento que são anteriores ao processo de fabricação.O planejamento de um produto poderia ser comparado a uma questão puramente dialética: a resposta a uma necessidade objetiva. Contudo, essa resposta é suficiente para responder a questionamentos que surgem quando vemos produtos como esse a seguir?
NESTLÉ EveryDay Pure Ghee is 100% Shudh [pure] Ghee which is untouched by hand and hygienically packed.
Nestlé "Everyday Ghee Puro é Ghee 100% Shudh (puro) o qual é intocado por mãos e higienicamente embalado.
Ao vermos a embalagem nota-se dois fatos importantes: primeiro os escritos em Hindi e segundo a Marca Nestlé. Ghee é nada mais nada menos que uma manteiga a base de leite de vaca, sagrada na Índia. Há até um canto sagrado para o Ghee.
Se analisada somente pelo viés econômico, provavelmente a campanha de venda do Ghee da Nestlé não funcionaria. Afinal, considerando seu tipo ideal de consumidor, os gerentes poderiam pensar que os Indianos já estão ocidentalizados, e que tinham capital o suficiente para a compra do produto. Estaria fadada ao fracasso. Mas em vez disso, compararam seu tipo ideal e maior de consumidor com as particularidades da Índia hindu. É aí que entra em jogo a particularidade religiosa: Ghee é intocado por mãos. Como uma casta poderia comer um produto SAGRADO, sabendo que foi tocado por mãos impuras ou ocidentais?
A Nestlé contornou esse problema.
Outro exemplo, é o Bhuna Jeera Raita. Raita é um prato típico, feito artesanalmente pelas donas-de-casa indianas.
NESTLÉ Bhuna Jeera Raita is a unique proprietary product from NESTLÉ. It offers all the innate goodness of Dahi with real Jeera – a delicious meal accompaniment which tastes exactly like home-made Raita. It aids in digestion and is low in Fat (only 1.5% fat).
Nestlé Bhuna Jeera Raita é um produto exclusivo da Nestlé. Oferece todas as vantagens inerentes ao Dahi com legítimo Jeera - um delicios acompanhamento para refeições que tem exatamente o mesmo sabor que o Raita feito em casa. Ajuda na digestão e é pobre em gordura (Apenas 1,5% de gordura)
Observando as particularidades culturais e gastronômicas de uma sociedade basicamente vegetariana, a empresa desenvolve mais um produto que se adequa economicamente (mais prático, higiênico e barato, além de ser saudável) e também culturalmente.
Com base nesses dois exemplos, podemos ver que a Nestlé, gigante multinacional, faz jus ao seu título, pois sabe aplicar as teorias na prática e obter lucro com isso. Não se ateve somente à luta material pela sobrevivência, à economia, mas também a fatores subjetivos e específicos, reconhecendo que o materialismo não é a única roda que gira o mundo.
Weber defendia essas idéias. A ação tradicional além da economia motiva a compra dos produtos. “Ele [o indivíduo] pondera e escolhe, entre os possíveis valores em questão,
aqueles que estão de acordo com sua própria consciência e sua cosmovisão pessoal” - Weber.
Reconhecendo que a complexidade humana vai além das necessidades econômicas podemos ter muito sucesso na análise de fenômenos sociológicos, e sucesso quando a utilizarmos para obter resultados da sociedade.
Um último exemplo de como Weber está presente, se configura na ação emocional de identificação que a Coca-Cola promove nesta campanha:
http://blogideias.com/2012/04/coca-cola-muda-pela-primeira-vez-o-nome-impresso-em-sua-garrafa.html
Portanto, que sejam conhecidas e analisadas diversas teorias, para que não ocorra um dogmatismo feliz "a se contentar com as hipóteses mais frágeis e com as formulações mais genéricas, pois já foi satisfeita a sua necessidade dogmática, segundo a qual as ‘forças’
econômicas são as únicas ‘autênticas’, ‘verdadeiras’ e ‘sempre determinantes em última instância” - Weber
Fonte: http://www.nestle.in/brands/Pages/brands.aspx
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