Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de junho de 2012



do fanatismo da Ku Klux Klan à Igreja Maradoniana




A visão weberiana da análise sociológica, diferentemente da marxista, prega o uso do método não para o rigor da interpretação política, mas para a proposta de uma interpretação mais objetiva e menos ideológica. Weber, antes de tudo, defende o distanciamento da ciência de valores pessoais para a preservação da neutralidade de método e de análise. O cientista social seria, portanto, muito mais um mero interpretador de dilemas já postos e acabados do que um analista político e econômico. Para ele, as leis da ciência são  meios e não fins em si. Criam-se, assim, referências metodológicas; um padrão como ponto de origem , de partida e não como conclusão a ser atingida. O tipo ideal, a referência analítica weberiana, aparece como ferramenta para à pluralidade de conceitos, como instrumento de superação ao dogmatismo limitante do materialismo histórico de Marx.

O tipo ideal, consequentemente, é material para quaisquer análises sociológicas. Se, por exemplo, busca-se traçar o perfil médio de um cristão praticamente, no mundo ocidental, o resultado final seria variável de acordo com o método aplicado. Ao se fazer uso da dialética marxista, o indivíduo objeto de investigação, ou seria um burguês conservador crente na religião como mantenedora da tradição, dos bons costumes e da ordem, ou, um trabalhador alienado pelo ópio da promessa divina; não seria nada muito, além disso, ou branco ou preto, metaforicamente. Por outro lado, por meio do tipo ideal weberiano, vê-se uma capacidade mais realista e abrangente de conceituação. Se para a dialética marxista, provavelmente, o cristão religioso ou seria o conservador burguês ou o trabalhador corrompido, para Weber, o cristão seria, inicialmente, um indivíduo enquadrado em certo perfil, mas nunca estritamente isso. O tipo ideal, como dito anteriormente, é o início da classificação, o princípio da pesquisa, nunca seu fim.
O tipo ideal, assim, encontraria possibilidades múltiplas à formação de um perfil médio, por exemplo, para o cristão ocidental. Ele poderia ser idealmente, branco, mas com o tempo se transformaria em elemento negro, indígena ou oriental. Ele poderia ser, idealmente, um segregador racial, membro da KKK, mas com o tempo passar a ser identificado dentro de uma cultura libertina, uma cultura de surfistas , como a da igreja Bola de Neve.O cristão ideal , poderia, idealmente, ser um defensor da masculinidade à moda antiga e ao estilo de Clint Eastwood e de John Wayne, no entanto, poderia transformar-se em um travesti membro da Igreja Cristã Metropolitana , essa voltada para o público gay e para trabalhadores da indústria do sexo.Esse cristão objeto de estudo, poderia, idealmente, ser um idolatra dos mais variados tipos de santos, entretanto, poderia também transformar-se em devoto da Igreja Maradoniana.

O tipo ideal, em conclusão final, é recurso ilimitado ao estudo social. Ele é mais atual do que nunca no sentido que permite uma análise complexa e multifacetária do fenômeno sociológico contemporâneo. É ferramenta flexível, no tempo e no espaço, ao enxergar uma sociedade onde a unidade proletária, burguesa e ideológica, como um todo, é cada vez mais sutil. É uma arma para o período atual onde nada é mais branco e preto, mas tudo muito cinza, verde, azul, laranja e sem cor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário