Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O impasse weberiano na Ética Protestante

Indubitavelmente a contribuição de Weber para o modo de pensar ciências humanas foi crucial. Independente da proposição e do fundo político mergulhado na sua leitura sociológica, a obra weberiana traz novos paradigmas para a sociologia. Tais paradigmas ficam evidentes na sua obra magna "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo". Nesta obra em que Weber vai formular a intersecção da formação e desenvolvimento do capitalismo moderno, desde a acumulação primitiva de capital até o investimento nas reformulações das forças produtivas e nos meios de produção, com a ética e o modus operandi protestante que nasce com a Reforma de 1500.
Um clássico da sociologia, a "Ética" é o livro que melhor sintetiza esta proposição weberiana. Uma investigação insaciável que vai buscar na formação de uma religião atributos que façam-a mais propensa à economia capitalista. Encontra em Benjamin Franklin esse espírito capitalista:


“Lembre-se que o dinheiro é de natureza prolífica e geradora. 
O dinheiro pode gerar dinheiro, e seu produto gerar mais, e assim por diante. Cinco 
shillings circulando são seis; circulando de novo são sete e três pence e assim por diante, 
até se tornarem cem libras. Quanto mais dele houver, mais produz a cada aplicação, de 
modo que seus juros aumentam cada vez mais rapidamente. Aquele que mata uma porca 
prenhe, destrói sua descendência até a milésima geração. Aquele que  “mata” uma coroa, 
destrói tudo aquilo que poderia ter produzido, até muitas libras”

Todavia, ao correlacionar os dois fenômenos (o crescimento do protestantismo e a evolução capitalista) Weber dirá que a coincidência de proposições ideológicas dos dois é que possibilitou a intersecção tão cômoda e exitosa. O que para os marxistas é na verdade uma necessidade do capital e da classe burguesa de construção sócio-cultural no imaginário social para Weber não passa de uma feliz coincidência. E brota-se a divergência no âmago da leitura weberiana. Coincidência ou um movimento previsto por quem mantem a dominação de classe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário