Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Verdade na Ciência



O senso critico é uma ferramenta de extrema importância para a emancipação intelectual do ser humano, no entanto Weber atenta para o problema da utilização pelo homem de valores próprios no desenvolvimento cientifico. Sua ponderação está ligada ao fato de que ele considera o juízo de valor como sendo o elemento propulsor das ciências, mas que depois de cumprido seu papel inicial deveria ser desconsiderado no decorrer da pesquisa, pois essa deve objetivar a busca da verdade livre de conceitos individuais.
    
A busca pela imparcialidade no meio cientifico pode parecer utópica, pois a própria aplicação da imparcialidade, em quaisquer atividade do cotidiano é praticamente impossível. O ser humano tem extrema dificuldade de se livrar de seus preconceitos e crenças o que faz com que mesmo nas mais ínfimas atividades diárias haja sempre um juízo de valor envolvido. São esses preceitos que, segundo Weber, atravancam o desenvolvimento científico impedindo-o de atingir seu desenvolvimento pleno.

O ponto central acaba recaindo sobre a dificuldade de se definir o que é verdade e se de fato existe mesmo uma verdade absoluta. Questão essa cuja resposta exigiria uma verdade que por essência seria dúbia. Há então, uma busca no meio científico por uma verdade, não aquela absoluta, mas uma verdade que dentro dos preceitos pré-estabelecidos atenda as necessidades do objeto de pesquisa.

Giovanna Cardassi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário