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segunda-feira, 25 de junho de 2012

A racionalidade Weberiana


Atualmente, vivemos em um mundo onde a troca de informções se torna cada vez mais rápida e eficiente, por consequência do grande crescimento tecnológico. Aproveitando-se dessa situação, a mídia se utiliza desses meios pra transmitir muitas informações a todo momento, e em alguns casos, os jornais, os tele jornais, as revistas (como a Veja, por exemplo) acabam se tornamdo parciais e subjetivos ao relatar uma notícia, princípio que contraria a ética de imparcialidade do jornalismo, contrariando também a idéia de Weber, que defende um conhecimento neutro, no qual pesquisadores podem ter valores, mas estes nao devem influenciar em sua pesquisa e objeto.
Weber defende um mundo mais racional e objetivo, voltado para a análise de fatos , e que o objetivo de todos os homens e mulheres do mundo deve ser a compreensão e o entendimento amplo de todos os objetos. Assim como Descartes, Weber dá muita importância para uma ciência empírica, das experiências, das análises detalhadas dos fatos, sendo, portanto, contrário aos dogmas existentes na ciência.
Para Weber, a função da sociologia é compreender a ação social , que é determinada por um sentido e movida por valores, sendo esses os costumes, as tradições, a cultura, entre outros. Dessa forma, se insere uma ideia, além de contrária ao dogmatismo já falado, contrária ao determinismo social, pois, segundo ele, " jamais pode ser tarefa de uma ciência empírica proporcionar normas e ideias obrigatórias, dos quais se possam derivar  'receitas' para a prática".
Sendo assim, para resumindo a ideia weberiana, afirma-se que o único método sociológico válido é a pesquisa científica, pautada na racionalidade e na análise. A verdade científica só pode ser adquirida por meio da comparação entre os fatos, os objetos e o tipo ideal.

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