Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A importância dos nossos valores
Segundo Weber, a decisão de uma ação é característica humana guiada por valores. Todas as vezes que precisamos tomar uma determinada decisão ponderamos sobre alguns fatores ligados a duas categorias: fim e meio. Perguntamo-nos se determinados meios são apropriados para se alcançar os objetivos pretendidos. Podemos ponderar também sobre a possibilidade de alcançar aquilo que queremos, considerando os meios disponíveis. A partir dessas possibilidades, podemos criticar a proposta do fim requerido.
Ainda segundo o autor, podemos comprovar e constatar as consequências que teria a aplicação do meio requerido e, assim, prever eventual lucro do fim. Qual seria o "custo" do alcance do fim desejado? Homens que agem com responsabilidade devem refletir entre fins e consequencias de determinada ação.
Não cabe a ciência tomar as decisões em função das ponderações. A escolha é própria do homem que pratica a ação.  Weber afirma: "ele pondera e escolhe, entre os valores em questão, aqueles que estão de acordo com sua própria consciência e sua cosmovisão pessoal". Todas as ações humanas são carregadas por valores inerentes a sua pessoa. Esse fato é muito importante, por exemplo, para os julgamentos realizados nos tribunais de justiça. Se não fossem as diferenças culturais e valorativas entre os juízes, todas as decisões seriam as mesmas e, assim, teríamos simples leitores de normas.
Matheus da Silva Mayor

Nenhum comentário:

Postar um comentário