Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Morte Às Receitas De Bolo Sociológico



“jamais pode ser tarefa de uma ciência empírica proporcionar normas e ideais obrigatórios, dos quais se possa derivar ‘receitas’ para a prática” (Max Weber)

Weber, através de sua obra, critica a ideia de que a sociologia se estabelece através de padrões pré-determinados que devem ser aplicados para quaisquer situações analisadas. Disserta de forma a defender que os dogmas presentes nas outras ideologias estão errados. Desta forma, a sociologia se faria movida por valores e determinada por um sentido específico.

Direciona parte de sua crítica ao determinismo presente no conceito de materialismo histórico, já que esta apresenta diversos dogmas “incontestáveis” dentro da própria teoria. Os dogmas citados são aqueles que estabelecem todo ocorrido na sociedade humana como causa direta de ações da economia e do mercado, ou seja, tudo se faz como resultado das chamadas “forças econômicas”. Com isso, Weber considera que o conceito de “econômico” chega a ser desfigurado, para que, assim, seja possível considerá-lo amplo o bastante para suprir qualquer ocasião do cotidiano.

Portanto, Weber traz a ideia de que a sociologia não pode se fazer como “reclusa” a um certo contexto, tendo de ser sempre universal. Não só isso, mas também deve se fazer como livre de “receitas” e moldes, sendo, tal ciência, estabelecida por cada caso especificamente, com seus mínimos detalhes em foco e as generalidades como base.

Nenhum comentário:

Postar um comentário