Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O método compreensivo de Weber





Ao defender o método compreensivo em sua obra, A ética protestante e o espirito do capitalismo, Weber ressalta o caráter interpretativo da sociologia, que deve buscar subjetivizar o ato social, em detrimento de seu caráter empírico, ainda que esse caráter esteja fundado numa lógica determinista baseada no controle dos modais de produção, como proposto pelo socialismo histórico de Marx. 


Não obstante, ao afirmar que a ação social é dotada dotada de sentido e deriva de um conjunto valores inerente a cada sociedade, crítica o dogmatismo do denominador comum marxista, pois não só nasce o ato social de causas outras que não materiais como afirma ser o próprio capitalismo estreitamente relacionada à valores religiosos, nesse caso, o protestantismo.


Nessa linha, classifica o ato social segundo quatro categorias causais, podendo esse ser ter origem na emoção, na tradição, no cumprimento de uma meta ou nos valores da sociedade na qual o indivíduo encontra-se inserido. É da comparação entre as leis e essa gama de fatores que nasce, segundo Weber, o verdadeiro fruto da sociologia.

Assim, são as leis tipos ideias estabelecidos pela sociologia como instrumentos no estuda da sociedade, e não seu fim, não havendo uma fórmula concreta capaz de prever seu desenvolvimento, mas um conjunto subjetivo que a compreenda, trazendo para o plano da abstração a vasta complexidade do real que permeia nosso mundo.


Yuri Rios Casseb

Nenhum comentário:

Postar um comentário