Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A Pluralidade Social


Max Weber não procura formular “leis gerais” e “tipos ideais” para explicar a sociedade, mas sim utilizá-los como ferramenta para compreendê-la. Criar teorias tendo como fim a formulação de tipos ideais pouco contribui para as ciências sociais, esta é apenas o primeiro passo para que a sociedade seja compreendida.
 Após formular os tipos ideais, o sociólogo deve chocá-los com a realidade, encontrando casos em que o “tipo ideal” não se aplica. Essas divergências devem ser estudadas para que se atinja a Verdade Científica.
Ou seja, Weber é contra a visão de uma sociedade dividida em classes, onde cada classe é homogênea, as particularidades dentro de cada divisão ideal devem ser estudadas, apenas assim a sociedade poderá ser compreendida realmente. De fato não existem classes homogêneas, pois o pensamento humano pode ser dividido em muitas esferas (econômica, cultural, política, etc.), possibilitando combinações das mais diversas formas, inviabilizando qualquer tipo de divisão que explique perfeitamente a sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário