Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Raciocínios Weberianos...



Max Weber em sua obra “A objetividade do conhecimento social na ciência social e ciência política” faz diversas criticas, a maioria remetendo ao pensamento marxista. Weber se apresenta contra o determinismo da ciência, onde essa cria normas e ideias obrigatórias, apesar de visualizar o valor da ciência na ciência empírica, propondo assim uma ciência de possibilidades, baseada na ideia de “Tipo Ideal”- ferramenta metodológica de analise que se baseia em possibilidades e não na obrigatoriedade da repetição de normas e ideias- acabando por organizar o caos e a complexidade do real.Juntamente com a critica ao determinismo, esse autor critica o “denominador comum” e o dogmatismo, respectivamente pela imprecisão de princípios universalmente validos(diretamente ligado ao pensamento marxista), e o por gerar o contentamento com formulações genéricas.Ademais, também critica leis, mormente leis gerais alegando que quanto mais gerais essas forem mais vazias de sentindo serão.
Outrossim,  Weber acredita que a compreensão do sentido da ação social – que esta dividida em ação racional com relação a um objetivo, ação racional com relação a um valor, ação afetiva ou emocional, e ação tradicional -  esta motivada por um sentido e movida por valores, sendo que na analise sociológica esses valores que terão valor, a partir do pressuposto que estes movem o individuo. De modo que, prega o conhecimento neutro, ou seja, despido de valor do analista sobre o analisado, estando presente apenas a compreensão. Por conta disso Max Weber temia a influencia pensamento marxista, na época em ascensão, sobre o conhecimento cientifico. Ademais, Weber pregava o individualismo metodológico, onde ocorre a dissociação do pensamento político do social, contrariamente a Marx e Engels que acreditavam q a ciência estava revestida de caráter político, onde ao tentar combater o capitalismo acabava por fazer uma analise social.
Pode-se notar um grande racionalismo no pensamento e nas obras de Weber, ratificado pelo valor que este concede a ciência empírica – essencialmente racional. Max também apresenta o conceito de verdade cientifica que advém da comparação entre os fatos e o tipo ideal, comparação que serve como método para conter o extinto de contaminar o objeto com seus valores. Weber para atingir seu objetivo de gerar uma compreensão ampla propõe que a metodologia cientifica deve ter caráter universal.
Logo, podemos notar Weber como um racionalista antes de tudo, que se opõem a grande parte dos ideários marxistas, principalmente quando esses influenciam os valorem individuais. Prezando a ciência empirista em conformidade com as possibilidades e não com obrigatoriedades, principalmente através do método cientifico que se baseia no ‘tipo social’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário