Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Análise individual


Weber analisa novos caminhos para a sociologia, diferentes daquelas já ditos por Durkheim ou Marx, porém reconhecendo as ideias destes autores apesar de discordar, em termos, do segundo.
Para Weber, o que há de mais importante na sociologia é captar os porquês das das ações humanas através da idealização em contraponto a realidade além de compreender que as ações sociais são sempre geradas por posteriores ações sociais, levando para o indivíduo a responsabilidade pelos seus atos e os da sociedade. É necessário então analisar idealmente uma certa parcela da sociedade ou até toda a sociedade, formando uma amostra homogênea e posteriormente analisa-la através de comparação com a realidade, com a heterogeneidade da situação real.
Weber sempre foi adepto do empirismo e sempre buscou acrescentar a sociologia ainda mais racionalidade, no sentido de praticidade, ou seja, dar para a sociologia caminhos para entender a fundo uma sociedade em suas inúmeras parcelas, chegando a análise mais minuciosa possível, a de indivíduo para indivíduo, sendo respeitado atualmente como um dos “pais da Sociologia” e negando Marx que dizia que a ciência levaria ao futuro. Para Weber, a ciência é um instrumento de compreensão do homem, de seus valores, culturas e relações sociais.
Tenho que a maior diferença de Weber para Durkheim é o carater individual de sua análise social, entender do mínimo para o máximo, baseado no conceito de ação social e fugindo do fato social de Durkheim e em relação a Marx, renega o dogmatismo do materialismo e compreende que não só a economia rege as ações sociais. Há muito mais por traz de uma sociedade do que aquilo que sem enxerga superficialmente ou por trás dos olhos de uma das relações sociais, como a economia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário