Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Saber é poder

A Revolução Industrial gerou profundas mudanças que politicamente se consolidaram com a queda da dinastia Stuart durante a Revolução Gloriosa. Assim, o empirismo deve ser considerado nesse contexto, pois seu método valoriza muito a experiência concreta do indivíduo para a realização do conhecimento em detrimento de uma especulação e metafísica tradicional.
Contemporâneo de Descartes, Francis Bacon é considerado um dos primeiros pensadores modernos. Tinha uma postura, contudo, contraria ao pensamento cartesiano, e pregava o método experimental contrária a especulação metafísica. Pode-se dizer que a contribuição de Bacon para a história do pensamento filosófico foram duas: seu método experimental, o qual faz uso do método indutivo, e também a relação crítica – Teoria dos Ídolos – com relação com aquilo que pode comprometer o progresso do conhecimento.
Em uma de suas obras: Novum organum, na qual apresenta seu método experimental, Bacon afirma que só existe clareza obtida através da experiência. A Ciência pode ser designada precisamente como o resultado da exitosa combinação da “natureza do espírito” e da “natureza das coisas” pela pesquisa. De modo que a descoberta científica é a busca do conhecimento novo por meio da exploração e experimentação sem limites. Novo Organum é caracterizado por Bacon como a doutrina do “melhor uso da razão na investigação das coisas e sobre os verdadeiros subsídios da razão”.
Além da formulação do método, Bacon também analisa os erros que podem vir atrapalhar o conhecimento. Ele simboliza, em sua visão, cada ilusão como um ídolo, ou seja, ídolos são noções falsas que ocupam o intelecto humano, obstruindo o acesso a verdade. Assim, é preciso propor um novo modelo de ciência que não caia nas mesmas armadilhas dos ídolos: o método indutivo experimental.

Giovani Rosa 1º Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário