Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

A necessidade de um novo sistema.

Através de uma análise do filme “O Ponto de Mutação” percebe-se a dificuldade presente em entender e alterar o mundo. Logo no começo, o diálogo entre as personagens questiona a eficiência do método cartesiano, que divide o todo em pequenas partes, que por sua vez são mais fáceis de serem entendidas, e compreende a natureza e as sociedades como algo mecânico, feito de diversas peças unidas. Esse método, segundo as personagens, não é mais eficiente no mundo atual já que nossas relações são complexas demais para serem vistas apenas em partes.
O diálogo avança e então questiona as teorias de Francis Bacon, principalmente o fato de ele dizer que a natureza deve ser explorada e manipulada pelo homem, a busca incessante por poder e a ideologia que diz que por poder tudo é válido, que a ciência não tem moral.
Depois dessas criticas, somos apresentados às dificuldades que existem para mudar o nosso sistema, conservador e sistemático, que visa satisfazer apenas problemas atuais ao invés de tentar preveni-los.
Por fim somos apresentados a uma ideologia moderna, que compreende tudo como sistemas, que se relacionam de forma cada vez mais ligada, só que ainda não consegue descrever de forma completa a nossa realidade, assim como não consegue resolver todas as mazelas desta.

No meu ver, acredito que o filme nos mostra a necessidade que possuímos de uma nova maneira de compreender o mundo, maneira esta que estude todas as pequenas partes da realidade, mas que  consiga entender o todo como uma relação dessas partes, que respeite a natureza e que por fim considere também os indivíduos comuns, humanos, mortais, com suas ideologias, paixões, desejos, para que, ao ser aplicada, consiga melhorar o mundo e se adaptar as necessidades que nossa sociedade e nossas ciências possuem hoje.

 Felipe Reolon - 1°ano noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário