Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Por uma ciência não mecânica

O roteiro do filme Ponto de Mutação é um grande diálogo entre três personagens: Jack, um político norte americano, Thomas um escritor e poeta e Sonia uma especialista em física quantica em período sabático. Seu diálogo centra em um tema: a ciência moderna, seus problemas e limitações e as novas formas de ciência que estão surgindo.

Segunda a personagem Sonia, Renê Descartes e Francis Bacon foram os inauguradores da visão hegemonica da ciência atual. Eles inauguraram uma nova forma de pensar e olhar o mundo, uma visão mecanicista. Mecanicista porque todo o universo e a natureza foram reduzidos a uma simples máquina, que poderia ser estudada e modificada separando as partes que a compõe e trabalhando com elas separadamente. As plantas, os animais, os humanos, a arte, a política, enfim todas as esferas da vida, poderiam ser compartimentadas e dissecadas em nome de um conhecimento melhor e mais efetivo.

Ainda segundo a personagem Sonia, tal visão é extremamente dominadora e busca escravisar e controlar a natureza, faze-la dobrar-se a vontade do homens. Tal visão teria encontrado sua consumação final com Isaac Newton e suas Leis da Física. Depois desse cientista, a natureza não era mais vista como algo vivo mas como partículas que se moviam de acordo com leis que poderiam ser compreendidas e influenciadas.

Como contraponto a essa ciência mecanicista, a personagem propõe uma visão de mundo sistêmica, ou ecológica como ela gosta de chamar. Nesse novo paradigma o princípio não seria a compartimentação mas a interrelação. O pressuposto é que todas as coisas estão conectadas através de uma rede de relações. Tal rede é compreendida como viva, capaz de se auto-organizar e auto-renovar, sempre buscando uma estabilidade dos padrões. Nesse sistema a árvore não seria mais composta somente de folhas, caule e raíz, mas ela seriam compreendida levando em conta todas as suas relações com o ambiente que vive, com as outras árvores, a floresta, os animais, a atmosfera e o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário