Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Ponto de Mutação - a ciência e o equilíbrio

Ponto de Mutação retrata o diálogo entre três personagens com perspectivas e ideologias diferentes, um político, um poeta e uma física, enquanto estes fazem considerações filosóficas e ponderam sobre aspectos da vida. Os diálogos ocorrem na França medieval, em um castelo característico do período.

O filme faz uma reflexão sobre o desenvolvimento da humanidade, acerca de questões existenciais, a ciência moderna, equilíbrio e sustentabilidade. Há uma crítica contundente ao capitalismo selvagem, ao pensamento imediatista. Descartes é citado como exemplo de um método não ideal: sua metodologia consiste em fracionar para conhecer, e a personagem feminina sugere um novo modo do conhecer: seria necessário compreender toda a unidade, com uma visão

O desenvolvimento econômico desenfreado é contraposto ao desenvolvimento ambiental sustentável, e o Estado é citado como responsável pela proteção ambiental. Para garantir oportunidades no futuro, é necessário uma ação intervencionista e ecológica. Sugere-se que estamos inseridos em uma teia, que estabelece interconexões entre as dimensões do universo tangível, embora nem sempre sejamos capazes de compreende-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário