Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Momentos de Mudança


              
         
               No filme “The Turning Point”, os personagens Sônia, Tom e Jack discutem o método científico nos dias atuais. Cada um tem uma perspectiva diferente. Sônia, cientista física, critica o modelo científico atual e se mostra uma idealista ao propor uma nova visão de mundo que, segundo ela, seria capaz de resolver ou ao menos minimizar os problemas da atualidade. Jack, candidato à presidência dos EUA, é pragmático e defende o modelo criticado por Sônia como único modo de, na prática, efetivamente agir e progredir. Tom, poeta, apesar de admirar a posição dos dois companheiros, afirma que tais teorias não lhe importam, pois tudo o que consegue conhecer é o que vive e sente, independentemente do que a ciência tenha a dizer. 
                Entretanto, ao final do dia todos pensam a respeito do que foi dito e reavaliam suas opiniões: Sônia parece concordar quando Tom diz que uma pessoa, em sua individualidade, não é apenas parte de um sistema e que, por isso, é necessário dedicar tempo para si e para as pessoas que se ama; Tom, por sua vez, cita em seus pensamentos um poema¹ em que as relações humanas são vistas como parte de um sistema, concordando, portanto, com a visão sistêmica de mundo defendida pela nova colega; Jack se vê influenciado pelos dois: oferece um emprego a Sônia por admirar suas ideias inovadoras e também concorda, em pensamento, com o amigo poeta. 
         Dessa maneira, o título “The Turning Point” faz referência a quatro “mudanças” presentes no filme: a defendida pela teoria sistêmica e, também, a que se opera nos três personagens ao final do dia. Segundo Sônia, o antigo método científico proposto por filósofos como Descartes e Bacon está, nos dias atuais, obsoleto, pois o mundo transformou-se e suas adversidades não podem mais ser resolvidas com o mesmo pensamento de épocas passadas.
            Similarmente ao “mundo em crise” (ou ao método científico em crise) que precisa de uma nova perspectiva, os personagens visitam a ilha com o intuito de pensar em suas crises pessoais, e encontram no discurso de seus interlocutores um “turning point”, uma abordagem diferente que os ajuda a lidar com as questões que os incomodam. A similaridade não é casual em um filme que debate concepções filosóficas e métodos científicos, já que é intrínseco à ciência, sempre que preciso, questionar-se, adaptar-se e reinventar-se.


1. Você é a mulher; eu, o homem.
Este é o mundo, e cada um é a obra de tudo.
Os passos silenciosos na areia, o desconhecido que se esgueira,
os dançarinos e anjos girando pela aldeia.
E os lindos braços em volta de nós e do que conhecemos.


Leila Rosa de Oliveira - Direito, 1º semestre noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário