Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

"Imperium Hominis" Segundo Francis Bacon

    Inglês do Século XVI, Francis Bacon foi político e recebeu títulos de Barão e Visconde, mas nenhuma de tais ocupações fez dele figura notável como sua vivência na fundamentação da experimentação, a qual lhe rendeu a denominação de "Pai do Empirismo". Sua principal obra foi publicada em 1620, de nome "Novum Organum", e trouxe à filosofia uma perspectiva diferente da clássica Aristotélica, posteriormente titulada "Utilitarismo".
    No texto, Bacon começa descrevendo seu método como sendo o "estabelecimento de graus de certeza para determinar o alcance exato dos sentidos, rejeitando quase sempre o labor da mente", e aponta a existência de dois tipos de cientistas: Os que cultivam as ciências preexistentes pela Antecipação da Mente, por dedução; e os que praticam a descoberta científica pela Interpretação da Natureza, por investigação. Defendendo o último em detrimento do primeiro, afirma serem eles os verdadeiros formadores de ciência e opinião, inovadores, que partem do verdadeiro conhecimento da natureza para promover o desenvolvimento humano.
    Define também quatro "Ídolos" capazes de obstruir a mente do homem, sendo: Tribo - a própria natureza humana, asserção de que eles são a medida das coisas -; Caverna - humanos enquanto indivíduos, cada um possuinte de uma cova que intercepta a luz da natureza -; Foro - associação recíproca de humanos entre si, graças ao discurso, a partir da qual as ideias compartilhadas bloqueiam o intelecto - e o Teatro - uso das doutrinas filosóficas e regras viciosas de demonstração.
    Com sua afirmação da Natureza superior ao Homem, busca o oposto por meio de seu método desenvolvido: A dominação dos recursos, a qual somente seria alcançada por meio da técnica e conhecimento do meio, a experimentação sendo a principal ferramenta para alcançar o "imperium hominis". Assim, Bacon deixa como legado a percepção de que todos são capazes de deter uso e controle sobre o ambiente natural se apenas tiverem em mãos a prática que levará ao sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário