Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Homo sapiens?

O filme “Ponto de Mutação” retrata conversas entre três núcleos da sociedade contemporânea. Representando o meio científico e técnico tem-se Sônia, uma mulher que critica veemente os parâmetros e métodos utilizados em larga escala nos meios acadêmicos atuais. Representado o meio político, tem-se Jack, ex-candidato à Presidência da República dos Estados Unidos, e que viu seus sonhos transformados em cinza. E representando a literatura, tem-se Tom, um poeta e cético em relação à ciência.

A verdadeira “mudança” se encontra ao criticar os pensamentos de René Descartes e Francis Bacon e toda sua contribuição para com a ciência moderna, vista esta estar obsoleta e enferrujada. Visa criticar a predominância do lucro pessoal perante os benefícios para a população e a corrupção na política. Visa abortar o ceticismo da humanidade. Visa afastar-se da sociedade de consumo egoísta e perversa. Visa defender os direitos da natureza e a sustentabilidade.

Dessa forma, o filme induz à uma percepção de mundo na qual necessita de alterações. Como progredir colocando o prisma econômico a frente do prisma político? Como progredir baseando-se nas mesmas estruturas científicas de séculos passados e sem inovações? Em suma, o narcisismo humano, bem como o egoísmo dos mesmos, seriam empecilhos para o avanço da sociedade e o progresso da humanidade. 

Víctor Macedo Samegima Paizan - Direito Matutino - 1º Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário