Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

A importância do pensamento baconiano


 Francis Bacon foi um pensador que inovou o método científico ao criticar a filosofia e a ciência de sua época por valorizarem o simples ato de pensar, chamado de “labor da mente”, desconsiderando a experiência e a realidade natural que os cerca.
Em seu novo método, propõe a purificação dos chamados ídolos, que são os preconceitos que temos e nos fazem refutar os novos conhecimentos. Através de dois processos: um denominado antecipação da mente, o qual busca o experimento como método de condução; o outro chamado Interpretação da Natureza. Estes ídolos podem ser classificados como da tribo, compostos pelos sentidos humanos e da mente; da caverna, que pode ser interpretada como a bagagem cultural de um indivíduo (obtido através da educação e comunicação com outras pessoas); do foro, composto pelas diversas associações entre os homens como o comércio e do teatro, o qual se relaciona com as filosofias e ciências retrógradas, que iludem a população quanto a ideia do progresso.
Desse modo Bacon reconhece que sua filosofia não pretende se colocar ao alcance dos homens comuns, embora alcançasse o apoio da burguesia em ascensão por efetuar uma ciência que visasse fins práticos, ao invés do simples “labor da mente”, sendo por isso chamado de pai da ciência moderna.


Gustavo Geniselli da Silva       Direito Diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário