Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Qual o Verdadeiro Conhecimento?

Para Bacon a ciência era igual ao empirismo, a uma coisa vivida, que poderia ser provada por uma experiência, que se pudesse formular uma lei para provar um fenômeno através dela, a ciência seria então, em pensamento semelhante ao de Descartes, uma forma de alterar a realidade á favor da utilidade.
Sendo assim é fácil entender o porque da sua crítica agressiva á filosofia e aos gregos; a filosofia não serviria ao bem estar do homem, seria estéril, a metafísica também sofreu uma critica pois explicava o ser das coisas á partir das idéias, e não do físico, não havia experiência e assim, não havia utilidade.
A frase chave de ‘’Saber é Poder’’ é tão inspiradora quanto subjetiva, ao mesmo tempo que de fato quando mais se sabe em teoria mais se tem poder, pois você pode melhorar sua vida financeiramente, tecnicamente e praticamente,  também você pode cair na presunção do ‘’tudo sabe’’ e assim se achar superior aos outros estando baseado no seu conhecimento alegadamente superior. Parece simples, mas há inúmeras formas de saber, qual delas levariam ao poder? Ou seriam todas elas? Entre um professor universitário com pós doutorado e um batedor de uma empresa de transportes quem tem mais conhecimento? È fácil falar que é o professor, mas e o conhecimento vasto na área de estradas e mecânica do batedor? Enfim cada um tem o seu saber, e nem sempre, ou quase nunca, ele de fato é poder.

Atualmente podemos dizer em poderio financeiro, militar, político e social, todos de alguma forma derivam do saber, porém todos de alguma forma sobrepõe o saber, por isso parece que o saber é mais uma ferramenta para se ter o poder do que o poder em si, ainda mais nas aplicações modernas de ciência e tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário