Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

A necessidade do Método

     O filósofo Francis Bacon (1561-1626), inovou o modo de pensas e constatar cientificamente ao defender o Método científico. O filósofo inglês rompeu com a filosofia tradicional ao contrariar o pensamento aristotélico e defender a observação da natureza como forma de progressão, a partir da exploração com a finalidade de gerar conhecimentos.
     Bacon acreditava que a observação, seguida da experimentação, seria a melhor forma de desenvolver o conhecimento, afim de constatar a existência de padrões que definiriam leis naturais. Essa forma de desenvolvimento da pesquisa é o método pelo qual se produz ciência.
     Para o inglês, fazer ciência é a única forma de atingir-se o bem-estar do homem, rompendo assim com os dogmas tradicionais como o pensamento intuitivo de Aristóteles. O desenvolvimento do método é, portanto, o melhor caminho para se produzir conhecimentos úteis à vida humana, de modo a alcançar-se avanços.
     Ao introduzir o método científico, Bacon mostrava que a ciência consiste em sucessíveis avanços e inovações, nunca chegando, pois, a um patamar máximo de evolução do conhecimento, uma vez que há, sempre, algo novo a ser descoberto, observado, experimentado e constatado. A lógica do filósofo é facilmente observada na vida prática, como, por exemplo, os constantes avanços tecnológicos da atualidade. 

Gustavo Valente Pompílio - 1ª ano Direito diurno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário