Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Bacon em nossas vidas

Avaliando a evolução do modo de vida do homem, percebemos nitidamente que nos últimos séculos o desenvolvimento foi muito mais intenso e significativo, principalmente por causa do reconhecimento e da conceituação da ciência e seu papel na sociedade. Muito disso se deve ao pensamento de Francis Bacon.
Esse filósofo teorizava que a ciência sempre devia focar o bem-estar e por isso também tinha como papel intervir de alguma forma na vida do homem, ou seja, ter uma utilidade prática. O pensamento, nesse sentido, tem que ser teorizado mas posteriormente sujeitado a comprovação empírica. Assim, o que interessa para a reflexão é o mundo real, aquilo que realmente é e não aquilo que devia ser, como os filósofos gregos preconizavam, para tanto o que for pensado deve partir do senso comum.
          A partir do momento que esse pensamento passou a ser considerado e a ciência praticada em concordância tal princípio, os avanços começaram a se mostrar rapidamente e de forma revolucionária, chegando até os dias atuais onde nossas vidas são totalmente ligadas, se não dependentes da tecnologia e suas fontes de comunicação. 

Helionora Mª C. Jacinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário