Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Francis Bacon-

             Com a intenção de substituir o Organum aristotélico original, Francis Bacon publica em 1620 sua obra mais famosa, o Novum Organum. Aristóteles, em sua obra, apresenta sua lógica, essencialmente dedutiva, que deveria conduzir a filosofia à verdade. Bacon, no entanto, opõe a esse método do estagirita e propõe um novo método, a indução por eliminação.
            Bacon viveu em um período de grande ascensão política e econômica inglesa no reinado de Elizabeth I. Participou da corte real em diversos setores: político, econômico, social, religioso, filosófico e era astuto defensor do reino nos inúmeros combates de forças contrárias ao governo da rainha
               A proposta de Bacon era de substituir o Organon de Aristóteles em duas partes. A primeira é a pars destruens, que destrói o silogismo como inútil na investigação das ciências naturais. Bacon atribui aos ídolos que a mente humana criou, o estágio ainda pouco avançado da ciência da época. São eles: Os ídolos da tribo, que são os preconceitos da espécie humana e sua tendência ao antropomorfismo; Ídolos da caverna, que são os  erros oriundos da educação de cada um; Ídolos do fórum, erros vindos da imperfeição da linguagem, e por último, Os Ídolos do Teatro, preconceitos vindos da autoridade dos mestres e filósofos.
                 A segunda parte é a inauguração do método indutivo, contrário ao método dedutivo da escolástica. A observação e a experimentação são a base desse novo método científico. Só a causa formal é que rege os objetos da ciência da observação.

                 Nova Organum pode ser considerada uma suma da ciência natural da modernidade que abre as portas para a pós-modernidade. Um grande conjunto de compreensões acerca da mente e das faculdades naturais tendo como o grande ápice a ciência, a razão, a filosofia e a teologia comungando do mesmo propósito, aliadas ao evoluir do homem frente as responsabilidades que o cercam. 

Jose Augusto Melo de Carvalho - Direito -1 ano- Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário