Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O pai da Ciência Moderna

Francis Bacon foi um importante filosofo dos séculos  XVI e XVII, considerado um dos fundadores da Ciência Moderna. Defendia o método científico como fonte de conhecimento, já que para ele a mente sozinha não tem capacidade de chegar à verdade dos fatos, por isso era necessário a observação e a experimentação, reguladas pela razão.
  Para o filosofo, a investigação da realidade era feita por dois métodos, um destinado ao cultivo das ciências e o outro a descoberta cientifica. O primeiro, criticado por ele, seria o conhecimento contemplativo, já o segundo seria a busca pelo conhecimento através da interpretação da natureza.

  Bacon acreditava que existiam falsas percepções do mundo, que foram chamadas por ele de ídolos: "ídolos da tribo" (distorções provocadas pela mente humana); "ídolos da caverna" (as relações estabelecidas pelo homem com o mundo a sua volta); "ídolos do foro” (individuo e a influencia de suas associações) e "ídolos do teatro” (representações teatralizadas e impregnadas de equívocos e superstições). E como para ele distorções engendram falsas teorias, era preciso lutar contra elas para chegar ao conhecimento.

Betina Pereira Rabelo,1º Ano, Direito Noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário