Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

                                   Um ponto de mudança

        O filme Ponto de mutação,retrata através do cinema uma disputa entre ideais que existente na humanidade atual. A obra se passa em torno de um diálogo durante um passeio a uma obra medieval entre 3 personagens principais,aos quais são metonímia de segmentos sociais,são eles : Jack (política), Sonia ( ciência) e Tom (arte).
        Durante essa conversa informal, Sonia faz criticas veementes ao meio de conhecimento cartesiano que rege de maneira ultrapassada(segundo a personagem) a organização humana e propõe uma nova maneira de se enxergar os fenômenos da vida . Para a cientista é necessário se compreender pequenos fatos em uma esfera geral e não de forma separadas como se faz atualmente,ela usa vários exemplos para se justificar,dentre os quais,têm-se  o problema da superpopulação,onde não adianta proibir as pessoas de terem filhos para solucionar o problema,mas sim dar-lhes educação e conhecimento para que as taxas de natalidade sofram quedas consideráveis.
       Enquanto isso, Jack ( ex-candidato a presidência dos EUA), aponta algumas críticas ao pensamento de Sonia,justificando através de argumentos práticos,o motivo pelo qual tais alterações são difíceis de serem consumadas . Todavia,Jack compreende a cientista Sonia e chega até mesmo a chama-la para trabalhar contigo nos EUA,apesar de fazer ressalvas de maneira a qual a cientista deve fazer para colocar em práticas suas ideias,alegando que em alguns casos é necessário "sujar as mãos".
      Por outro lado,Tom representante do pensamentos artístico chega quase a ser um coadjuvante no diálogo,mas enaltece e concorda com Sonia apesar de expor de maneira sábia suas ideias e conclusões .
      Por fim,é bom ressaltar que nada na obra é de maneira gratuita, a relação da cientista Sonia com sua filha é representada de maneira conturbada.Assim, o filme também deixa implícito uma crítica metafórica-ao meu ponto de vista- onde de nada adianta um pensador ter os melhores ideais teóricas se ele não consegue compreender as relações humanas na prática .
   


Guilherme Dadalto 1 Ano DIR-NOT

Nenhum comentário:

Postar um comentário