Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O Ponto de Mutação de Cada Um

Sempre há algo estranho em se assumir que somos máquinas.Máquinas não tem sentimentos, não amam, não mudam de ideia e resolvem reverter ou apagar todo um processo, máquinas são previsíveis, não ficam tristes ou bravas, quando não estão em perfeito funcionamento são arrumadas, se estão além do reparo, são descartadas.
Dois momentos no filme ''Ponto de Mutação'' chamam a atenção; ''nenhum Santo se sustenta sozinho'' e ''não somos como um relógio, não somos máquinas''. Talvez o maior problema de um pensamento Cartesiano, Baconiano,Mecanicista ou Positivo seja justamente a busca por leis gerais ou por uma equação que dê fim aos problemas ou mesmo tente explica-los.
 ''Nenhum Santo se sustenta sozinho'', no filme o politico explica as obvias implicações disso na sua área, mas na vida é exatamente a mesma coisa, ''não somos como um relógio'' apesar de tentativas muito frequentes de analogias em relação a eles.A ciência á serviço da humanidade é um sonho antigo, mas a humanidade não é uma máquina que quer a ciência para melhorar seu funcionamento e gerar melhores resultados apenas, a humanidade se orgulha de ideologias e conflitos internos que nenhuma engrenagem jamais terá, um laser com um potencial para fins medicinais que tenha um minimo de possibilidade de ser utilizado belicamente será utilizado belicamente, e não deixa de ser ciência.
Os três estereótipos no filme são interessantes, um político, um poeta e uma cientista; um busca tirar proveito das coisas, um busca contemplá-las, e outro dominá-las, nenhum certo e nenhum errado, apenas cada um a sua maneira e com seus objetivos.

Enfim, o que trava tanto o pensamento mecanicista e o filosófico? Não seria o fato de que cada um é cada um, e que apesar de termos um padrão de ações e emoções em comum não somos iguais, mas ao mesmo tempo não somos tão diferentes? Apenas contemplar as coisas, o mundo e as pessoas não parece uma forma de alcançar vôos maiores, porém tratá-las como máquinas que se comportam como um relógio para assim dominar e progredir é um pensamento distante e errático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário