Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Contradições sobre o desenvolvimento

    O filme “O Ponto de Mutação” conta a história de três pessoas de diferentes camadas sociais, que apresentam diferentes modos de enxergar a vida. Essas pessoas entram em uma discussão sobre suas perspectivas do mundo, a partir do modo de funcionamento de um relógio muito antigo. Essas três personagens são: uma cientista que vê seus ideais traídos e está desencantada com o projeto Guerra nas Estrelas, um senador candidato à presidência dos Estados Unidos e um dramaturgo em crise. Em um único dia, os três invocam diversos temas e pessoas para compreenderem os paradigmas do futuro.
    O filme investiga as implicações e impactos do que tomava a forma de uma mudança de paradigmas, com seu ponto de partida na observação de que os principais problemas visíveis do século são todos sintomas ou aspectos diversos do que, no fundo, não passa de uma única crise fundamental. Esta crise é promovida quando, pela educação, cultura e ideologia dominantes, nós e nossas instituições adotamos conceitos e introduzimos valores que, apesar de sentidos como obsoletos, servem para justificar e racionalizar sentimentos menos nobres. Assim, propõe que é mais correto se falar em eventos e inter-relações como a descrição da realidade do que dizer que determinadas partes atuam de tal ou tal forma para definir o todo.
    Dessa forma, a cientista, que faz duras críticas ao método, dito cartesiano, utilizado pelos governantes da atualidade de avaliar a natureza e a sociedade afirma que não se pode desconstruir a natureza e analisá-la em pedaços independentes sem qualquer inter-relação. A partir daí, questões ambientais começam a ser abordadas constantemente, tentando buscar um maior desenvolvimento da sociedade de forma sustentável. O senador, por sua vez afirma que não é possível adotar ideias como as propostas de uma forma que os eleitores aceitem a mudança da visão capitalista americana para uma visão um pouco mais socialista e sustentável.

    Pôde-se perceber, então, que o filme consiste em uma crítica, podendo-se correlacionar com algumas atuais, ao modo em que os governantes gerem sua política, sobretudo a política ambiental, trazendo aos espectadores a ideia que o único modo de evitar que a natureza ‘morra’ é uma mudança de postura por parte de todos, começando pelos eleitores, representando toda a sociedade, e, em seguida, dos políticos.


Natalia Caetano - 1º ano noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário