Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Meia justiça

No filme ''Law Abiding Citizen'' (''Código de Conduta'' em português) Clyde, um brilhante engenheiro, vê sua esposa e sua filha serem assassinadas. No julgamento o promotor Nick, por não ter provas suficientes para prender Darby(e por temer perder o caso), um dos culpados, realiza um acordo com ele, fazendo o assassino ficar preso por pouco tempo.
Um dos argumentos que Nick usa para justificar o acordo é ''Alguma justiça é melhor do que nenhuma'', ou seja, para o promotor era melhor Darby receber uma pena menor do que ser solto. Esse pensamento faz sentido, entretanto uma meia justiça sempre resulta em uma injustiça para alguém(por isso Clyde resolveu fazer justiça contra as próprias mãos).
O Direito, como foi dito no filme, é ,às vezes, um sistema imperfeito, e ocasionalmente a frase ''alguma justiça é melhor do que nenhuma'', entretanto os operadores do direito não devem se apoiar em tal sentença, pois eles devem promover uma justiça completa(tanto que no final do filme Nick diz para Clyde ''Não faço mais acordos com assassinos'').

Nenhum comentário:

Postar um comentário