Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A vontade sociale o direito restitutivo

Segundo Durkheim as sanções restitutivas, constituem apenas a exigência da reparação do status quo, e esse tipo de sanção é o que predomina nas sociedades modernas.
Esse tipo de sanção gera muitas contestações, movidas pelo sentimento popular de correto e incorreto, a população não quer simplesmente que o mal que causado seja reparado, mas deseja uma certa “vingança”

No filme “Código de Conduta” o personagem principal personifica esse sentimento de vingança da população e se coloca contra o sistema juridico de seu país, fazendo “justiça com as próprias mãos”, no filme tal personagem falha em sua vontade de desestabilizar o sistema.

É importante para o estado que esse tipo de sentimento popular seja reprimido, as sanções restitutivas são um avanço, e por mais que pareça injusto de um certo ponto de vista é preciso sempre se nortear visando o bem comum. Não se pode permitir que “vigilantes” saiam por ai quebrando as regras, mesmo que suas ações lhes pareçam corretas eles agem tão fora da lei, e podem fazer tão mal quanto qualquer outro criminoso.

A vontade coletiva deve ser colocada acima da vontade individual, o filme traz um embate importante sobre a justiça passional e a justiça racional edeve-se ressaltar que nunca será possivel achar alguma solução que satisfaça a todos, sempre haverá alguem que se sente prejudicado. O orientador do direito deve fazer o que for melhor para a sociedade.

Um comentário:

  1. Justiça Falha!
    Clyde shelton, está em sua casa com sua esposa e sua filha, feliz e tranquilo, quando toca a campainha e um homem ataca-lhe com bastão na cabeça, quando ele acorda se encontra amarrado a sua mulher sendo violentada por um dos bandidos que tambem violenta e mata sua filha.
    Com isso já aparece ajuda, com o promotor lhe dizendo que prenderam os assassinos mas teve que fazer um (acordo) com um dos assassinos e concordaram a morte, só o outro que participou pegou cinco anos de prisão. Ele viu o promotor apertar a mão do assassino na frente de todos, com isso ele acaba se revoltando.
    Passaram-se dez anos ele começa sua vingança matando os assassinos cruelmente, depois contra o sistema, promotor, juizo etc. Ele sendo um engenheiro muito inteligente faz um plano de vingança quase que infalivel.
    Mas na verdade o que ele quer é que o sistema aprenda que não se faz (acordo) com assassinos e sim deve os levar a justiça e julga-los. Não só com leis sem escrupulos mas com bom senso,carater e sensatez, para obter a verdadeira JUSTIÇA.
    Nome: João Marcos Paitach Nº 10.

    ResponderExcluir