Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

  Marcada por relações cada vez mais complexas, em todos os sentidos, a sociedade atual aparece cada vez mais contrastante. Parte disso se deve à  paradoxal relação entre a solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica. Esse conjunto contrasta, pois a primeira arquiteta ações de todos os campos com fundo metafísico e transcendental no sentido de organizar relações com as entidades divinas e do desconhecido, marcada não pelo pensamento racional aplicado a esta mas sim pela resposta mecânica do individuo frente ao fato em si. A segunda é composta por interconexões mais "elaboradas", com plano mais racionalizado e físico, opondo-se á primeira no fato de elaborar e exigir mais o individuo.
  Nos anos mais recentes acreditava-se ter um laço orgânico muito superior ao mecânico; o que se provou ledo engano.  Um dos exemplos citados em aula: o da aluna Geyse Arruda (caso Uniban - São Bernardo) prova a ancora de relações mecânicas ainda muito fortes em grande parte dos indivíduos, mesmo jovens.
  Talvez, por mais diferente futuro que cada um de nós percorra, esse tipo de caso prova que aquelas ligações estabelecidas no seio familiar, como a religião, moral, etc. ainda tornam a dar as caras quando incitadas pelo conjunto de pessoas unidas ao acaso da situação, como o próprio Durkhein explica em outra obra ao discorrer sobre o fato social.
  Uma pessoa talvez se assustasse caso fosse filmada e depois assistisse suas ações quando em conjunto, no calor do momento. Julgado de forma cruel o próximo, não só no pensamento, mas nas ações e no vocabulário. O mais irônico nesse caso é que o precursor do evento é de um teor altamente sexual. Que tipo de discordância mais inusitada para discorrer nos dias modernos! Justo jovens, como eu, tão saturados do bombardeio sexual 24h por dia, por todos os lados da mídia, acusando uma moça de ser prostituta pela roupa que usava.
  É engraçado que muitos dos garotos e garotas ali com certeza tenham músicas do Mr. Catra em seus aparelhos mp3 e assistam novela num canal aberto com conteúdo extremamente erótico antes das 22h, relacionem o ocorrido dessa forma brutal, como se a Uniban e todos presentes estivessem a merce de um buraco do tempo, em plena sintonia com o puritanismo inglês, mas claro, só por alguns minutos, depois seria normal entrar em casa, acessar a internet e dar de cara com sites e propagandas pornográficas.
   Fica claro uma pontuação depois de meu argumento, que por mais complexa e densa a rede de relações orgânicas se torne;  as relações mecânicas ainda terão seu lugar ao sol, tomando o privilégio de serem encrustadas em nós desde a infância pelas pessoas que mais idolatramos, marcada como uma tatuagem em nosso pensamento e aparecendo no consciente coletivo de tempos em tempos, seja isso para o bem ou para o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário