Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Moldando a Humanidade


    Durkheim em sua obra “A divisão do Trabalho Social”, analisa como a solidariedade mecânica diferencia-se da solidariedade orgânica, estando a primeira ligada a consciência coletiva e a normatividade, comum nas sociedades antigas, enquanto a outra exige uma interdependência interna utilizada nas sociedades contemporâneas na racionalização na ciência jurídica.

      A forma com que Durkheim enxerga as leis e a sua execução abrangem a questão pratica e lógica, ele defende que o ato criminoso ofende um padrão moral de conduta inerente à “normalidade” aceita pela sociedade. E assim, necessita de uma repressão por parte dos mecanismos legal, para que a ordem social seja mantida.

    Essa punição extrapola a simples punição ao infrator, a pena deve servir como exemplo para a prevenção de novos crimes. Quanto a esse ponto Durkheim indaga-se sobre a compatibilidade da pena em relação ao crime, o que muitas vezes exibe caráter desproporcional, fazendo com que o intuito reparador da pena acabe na verdade moldando a população de forma inversa. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário