Total de visualizações de página (desde out/2009)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Manutenção da sociedade pela solidariedade


A a definição da palavra solidariedade é a a responsabilidade sobre algo, dividida entre duas ou mais pessoas, e desse ponto se parte a discussão elaborada por Durkheim na obra ‘’Solidariedade mecânica ou por similitude’’, em que o autor discorre como a sociedade se mantém coesa e como a sociologia pode auxiliar na manutenção desse equilíbrio e para que a sociedade não caia na anomia, que é a ausência de leis e regras. O tema, apesar de parecer ultrapassado é extremamente atual, uma vez que as questões trabalhadas nele não são respectivas a época do autor.
Durkheim acreditava que a racionalidade e a divisão do trabalho social não estabelece como ponto principal a competição e sim a solidariedade: ao invés de confrontá-los em luta de classes, ela os interconecta no sentido orgânico, diferencialmente do que pensava o socialista Karl Marx. Ou seja, as pessoas com as mais heterogêneas funções que trabalham em prol do corpo social, para o bem da sociedade, o que produz harmonia, e é essa a grande forma da sociedade moderna.
Pode-se ter como um exeplo um lixeiro, para Durkheim, mesmo esse sendo menos remunerado que um médico, ele aceita a sua condição social por solidariedade e para manutenção da sociedade, e dessa maneira, a sociedade vai cada vez mais se movendo harmônica e mecânicamente, com as pessoas e suas funções sociais funcionando como engrenagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário