O Conhecimento de Anne
A
história da evolução humana é a trajetória do conhecimento consciente e da
busca constante por atingi-lo. A conquista da erudição total foi, é e sempre
será almejada socialmente,sendo concretizada em uma luta vã pela busca de
humanizar-se sempre mais. Paradoxal, porém pertinente, que a chave do poder e a
característica maior de nossa humanidade seja, por muitas vezes, tão aparentemente
inatingível e momentaneamente improvável.
Início
da década de 40, uma pequena casa holandesa abriga aquela que viria a ser a eterna
voz-símbolo do holocausto. Seu universo limita-se a um quarto de 5 x 2 metros e a
adversa Europa exterior é composta por medo e sangue. Não poderia existir cenário
pior para o conhecimento. Não havia como libertar-se dos ídolos baconianos, o da
caverna fazia-se a realidade cotidiana da jovem Anne e, logo, as conclusões
advindas puramente da razão tornam-se intangíveis à realidade da judia. Conjuntamente,
estabelece-se um panorama tão pouco propício à prática pura da dúvida metódica
cartesiana e sua respectiva lógica. A razão pura, fria e calculista, prova-se
como a inimiga exterior, o combustível intelectual dos nazistas genocidas.
Entretanto, o mundo de Anne abre espaços para dar voz à experiência e ao
inatismo. É assim, por meio de sua dura realidade diária e de seu senso de
justiça, que Frank procura o
conhecimento de sua situação pessoal e étnica através da escrita e da leitura,
proporcionando à humanidade uma das maiores análises sobre o mais importante
conflito da era moderna.
O
diário da púbere judia apresenta-se como a prova cabal de que o conhecimento
real vai além não só do senso comum, mas também da razão. As conclusões de Anne
Frank não são imparciais, mas fruto da certeza sobre a relevância do homem como
pensador, fazendo com que sua obra vá muito além da mera descrição histórica e
torne-se o relato do sentimento social vigente.
Diante
de tal descrição, é plausível afirmar que a sistematização da racionalidade já
proposta por diversos pensadores, como Bacon e Descartes, é relativa e não
completamente essencial para a obtenção real do conhecimento. A teoria crítica
dos ídolos de Bacon, por exemplo, ignorada por Anne, levou-a à percepções provavelmente
consideradas pelo filósofo como “falsas”, mas indissociáveis ao microcosmo da
garota. Entretanto, é possível perceber traços não exatos do método cartesiano
nas análises situacionais do relato pessoal em questão, fazendo com que a
autora elabore suas dúvidas e exponha seu dualismo psicofísico. Desse modo, por
meio de tantos questionamentos, dúvidas e altos e baixos metodológicos, a
escritora apresenta uma certeza que se
relaciona estreitamente com os objetivos de Descartes e Bacon e suas buscas
pelos dogmas: a convicção de que o conhecimento é necessário e muitas vezes
difícil de ser encontrado e demonstrado. “Nunca mais recuarei diante da
verdade; pois quanto mais tardamos a dize-la; mais difícil torna-se aos outros
ouvi-la” (Anne Frank, 2 de abril de 1943)
Lucas Correa Faim - 1° Ano Direito Noturno
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