Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

                                  O cartesianismo aplicado no mundo atual.

            A ruptura causada por Renée Descartes em meados do século XVII, no que se diz respeito ao modo de compreensão e transformação do mundo, repercutiu de tal forma que até hoje há efeitos claros dessa linha de pensamento. Era evidente a posição de Descartes com relação à necessidade de utilizar a ciência como mecanismo não só de compreensão, mas também como modificadora das coisas ao seu redor, e isso é perceptível na sociedade globalizada atual, onde a dúvida é instrumento para um constante avanço, seja ele científico ou social.
            As relações humanas e científicas apresentam-se cada vez mais interligadas e intensas, levando a um aprofundamento no conhecimento adquirido. E esse ponto, também levantado por Descartes, leva à hiperespecialização, ou seja, o todo dividido em menores partes para um estudo mais elaborado, que hoje é presente em todos os setores da sociedade, desde uma loja de roupas até uma multinacional.
            Além disso, o fato de Descartes utilizar primariamente a razão como forma de entendimento do mundo, em oposição a outras até então vistas como base do conhecimento, como a alquimia e religião, leva a uma certa contradição. Isso porque o filósofo não se afasta da ideia de um criador, utilizando inclusive seu método para tentar explicar a existência divina. Essa é uma discussão que até hoje gera debates, principalmente entre religiosos mais conservadores e cientistas por todo o mundo.
            Conclui-se, portanto, que Descartes, além de influenciar radicalmente a sociedade em que vivia, quebrando paradigmas até então vistos como primordiais, contribuiu fundamentalmente para a formação dos ideais vigentes até hoje no mundo.

Rodrigo Nadais Jurela - Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário