Óptica de Descartes na modernidade Na obra "Discurso do Método",o autor René Descartes buscou avaliar criticamente a condição racional do ser humano imerso na sociedade. Além disso, o filósofo discorreu sobre a possibilidade de ratificar o existencialismo do homem a partir de tal condição:"penso,logo existo".
Verifica-se na modernidade a dificuldade do homem em construir ideias e opiniões por meio das próprias avaliações e situações empíricas, assim como Descartes apontou ainda no século XII.Dessa forma na atual conjuntura social esses meios se encontram ultrapassados pela dinamicidade e pelo excesso de informações da vida moderna.
Segundo o autor,quando um indivíduo deixa de usufruir da própria razão,ele passa fazer uso da verossimilhança com outros pensamentos, os quais podem se distanciar, na essência, da veracidade.Adaptar o discurso alheio às necessidades cotidianas e individuais também é considerado na obra um perigo na medida em que o senso crítico acaba sendo extirpado da condição racional humana.
A partir disso, pode-se observar diversos exemplos capazes de mostrar na prática a posse da reflexão de outrem, como a grande influência midiática que é feita na contemporaneidade.Portanto, o frânces Descartes em sua obra já alarmava a sociedade de sua época de um esvaziamento reflexivo e formador de ideias singulares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário