Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

Ilusão de Ótica


Um mundo saturado por ideias e filosofias baseadas em misticismo e empirismo. Este é o século no qual Descartes nasce para a filosofia, o século XVII, e o mesmo defende que não se deve acreditar em concepções incutidas através de exemplos e sim buscar as verdades fazendo uso da razão.

O filósofo racionalista em questão afirma em seu método que a dúvida é o melhor caminho para se encontrar as respostas procuradas, pois as situações, os objetos e principalmente os seres humanos não são da forma que se enxerga ou imagina. As pessoas criam concepções de mundo baseadas em suas experiências e no que lhes são convenientes por isso formulam crenças que acreditam serem verdades, contudo, como defende o autor do Discurso Do Método, isso leva os homens a crerem em verdades fantasiosas e criadas por sua comodidade.  Pode-se comparar essa análise a feita por David Hume em seu texto Os Problemas da Filosofia, no capítulo 12, Verdade e Falsidade, no qual Hume considera não haver uma só verdade e que essa pode se basear nas crenças do indivíduo envolvido.  Como por exemplo, em um relacionamento um dos envolvidos pode sentir ciúmes do companheiro e considerar que este está o traindo com um terceiro, todavia para o primeiro a verdade estabelecida por ele é a universal e não considera analisar os fatos através da razão, como defende René Descartes, e pode cometer um erro em suas conclusões. Aos olhos de Hume o indivíduo ciumento não estaria necessariamente errado, pois para a verdade que o mesmo criou aquilo é real.

Por fim, num mundo baseado em tradições clássicas Descartes rompe com os padrões e sustenta seu método a partir da razão. Afirma que a verdade só pode ser encontrada quando se passa a duvidar das convicções criadas e dos conceitos pré-estabelecidos pela sociedade e foram incutidos na cabeça dos homens com intuito de minimizar o senso critico da população, por isso se deve usar a razão para se concluir de fato a verdade.

Camila Gabriele Pereira de Faria
1º ano Direito Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário