Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

Descartes e a filosofia moderna



                      René Descartes foi indubitavelmente um grande pensador, não limitando-se a inovar em apenas algumas ciências, mas em quase todas elas, além de dar início a um "novo pensar". Com efeito, por todas suas contribuições intelectuais, é mais que merecido o título de pai da filosofia moderna.
                Sedento de conhecimento seguro e extasiado pelas ideias de progresso científico e "aperfeiçoamento do espírito", Descartes inicia uma busca incessante por verdades incontestáveis. Porém, desilude-se com o pensamento vigente na época - impregnado de ideias fracas e desembasadas - e com a filosofia tradicional - demasiadamente especulativa e pouco funcional . Por conseguinte, e neste instante que Descartes dá seu primeiro passo na ruptura com o passado e inicia uma nova era, decide analisar tudo o que conhece e refutar  aquilo que pudesse supor a menor duvida, restando assim as primeiras verdades incontestáveis.
                Com essa base, Descartes lança mão de conhecer tudo que lhe é possível e, ao contato com as novas opiniões,  fazer juízo de  todas elas; através  daquilo que para ele nos foi concedido por um Ser perfeito e nos diferencia de todos os outros animais: a razão.
                Deste modo, pouco a pouco, com a ideia de sair de um ponto de partida sólido - as primeiras verdades -, René acreditava na criação de um conhecimento indubitável e acumulativo, embasando uma ciência dinâmica, mutável, e que sempre estaria a serviço do bem humano.
  
              Lucas Carboni Palhares - Direito 1 ano diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário