Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

Equilíbrio racional

          René Descartes instiga o seu leitor a refletir sobre suas ideologias, a partir da própria experiência do autor. O francês, ao inaugurar uma nova forma de pensar, abre as portas das teorias dogmáticas, buscando uma perspectiva de racionalidade científica.
         Sempre muito atual, a sua filosofia se encaixa também no contexto do mundo globalizado de hoje. O constante duvidar de Descartes reflete a dinamização da ciência moderna. Assim como o autor ao destruir opiniões mal alicerçadas procura persistentemente fundamentar verdades, as pesquisas científicas, nunca inertes, se entregam na busca do conhecimento sólido e fiel à realidade.
         Com o "Discurso do Método" é possível disciplinar as ideias e impor-lhes regras. O auto adestramento permite vencer a si mesmo e aceitar a ordem dos fatos, desencadeiando em maior controle sobre os próprios pensamentos e alimentando a vontade de transformar o mundo.
        Dessa maneira, o bom senso fortalece a auto confiança e prepara o homem a encarar as diversas circunstâncias da vida. Sabendo discernir o certo do falso e tendo firmeza em suas ações, o ser humano não se permite influenciar pelas ilusões fugazes, mantendo o seu equilíbrio em permanente harmonia com a natureza de sua razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário