Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

Rompendo dogmas, mitos e o tempo

  Romper com o misticismo e o dogmatismo como passo para se alcançar o verdadeiro conhecimento, além de instituir o questionamento como unica forma para tal. Esta ideia se estabelece como ponto principal no pensamento de René Descartes, a partir de sua obra "Discurso do Método".
  Guiado por sua desconfiança sobre verdades estabelecidas como absolutas e, inquestionadas até então,  o pensamento de Descartes cria uma nova corrente denominada racionalismo, na qual a razão é a base para se atingir um conhecimento rigoroso em detrimento dos maus hábitos e ilusões criadas pelos sentidos. Como forma de influenciar outros pensamentos, o pai do racionalismo coloca-se fora do propósito de estabelecer um método que cada qual deva conduzir sua razão, mas somente demonstrar os caminhos percorridos para conduzir o próprio pensamento.
  Pautando-se da ideia de que para se atingir o conhecimento elevado é necessário ir por etapas, Descartes inicia seu pensamento de níveis mais simples,  até que se atinja o conhecimento complexo. Desta forma, fica claro em seu pensamento que para chegar à "verdade científica" exige vencer as próprias convicções.

 Ainda no campo de seu pensamento, Descartes ignora certos dogmas criados pela Igreja, mas insiste na ideia de que Deus é fundamental para a adequação do pensamento evidente (verdadeiro) e a realidade, conferindo assim validade ao conhecimento. Sendo assim, os erros cometidos pelo homem resultam de um uso descontrolado da vontade, quando esta se sobrepõe a razão.
  Desta forma, o pensamento de Descartes encontra-se à frente de seu tempo, rompendo com a alienação imposta por grupos dominantes e buscando o conhecimento a partir das próprias noções. Seu trabalho revolucionário influenciou em muito o avanço cientifico, principalmente na área da matemática, suas teorias criaram uma nova visão de mundo para a época e continuam influenciando até os tempos atuais.
Ricardo de Carvalho Mendes Jr. - Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário