Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

Máximas para a ciência moderna

René Descartes é considerado por muitos estudiosos o primeiro filósofo moderno. Em seu livro "O Discurso do Método", publicado em 1637, Descartes lança as bases para o que é atualmente conhecido como método científico, ao descrever o processo que usou para desenvolver sua metodologia de chegar apenas a conhecimentos verdadeiros.
Na referida obra, Descartes explica as máximas que o apoiaram na construção de seu método. Destaca-se a terceira delas, que o autor define como "antes modificar os meus desejos do que a ordem do mundo" e "procurar antes vencer a si mesmo do que ao destino".
A atualidade no pensamento de Descartes é inegável. Não é possível produzir conhecimento com qualidade sem que se observe esse detalhe. É necessário, para que se chegue a uma conclusão tão próxima da verdade quanto possível, que antes de qualquer reflexão e durante a mesma se vençam as próprias convicções. Além disso, é imprescindível que se compreenda os limites da razão e da intervenção humanas. Há uma certa resistência natural em pôr em dúvida o que comumente se aceitou com verdade; mas, como ressalta o próprio Descartes, é necessário desconstruir conhecimentos para construí-los novamente, dessa vez mais próximos da verdade.

Luíza Scarabuci de Almeida - Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário