Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

O Discurso do Método e sua atualidade

O século XVII, marcado pelo absolutismo monárquico e pela Contrarreforma da Igreja Católica, viu nascer em meio a inovações científicas e no campo do pensamento a obra de René Descartes - O Discurso do Método – que iria revolucionar os métodos científicos de pesquisa e interpretação do mundo até então vigentes.
Assim, a decepção e o descontentamento de Descartes com a filosofia, preocupada mais com a contemplação do mundo do que com sua transformação, fez com que René desenvolvesse seu próprio método de pensamento e interpretação do mundo guiado pela racionalidade e pela experiência e liberto de sentimentos, prenoções e superstições.
O princípio básico a ser utilizado para o desenvolvimento de suas pesquisas seria a dúvida. Portanto, desconfiar de todo e qualquer conhecimento transmitido pelo hábito ou pautado no senso-comum, ou seja ,tudo que não tenha uma explicação cientificamente embasada.
Segundo Descartes, os conhecimentos existentes foram úteis para a produção de mais conhecimento. Dessa forma, o avanço das ciências propiciaram certa compreensão do mundo e bases cada vez mais sólidas para o apoio das práticas da sociedade e integração dos diversos campos das ciências. Como exemplo atual dessa integração, pode-se citar o resultado do que é hoje crime inafiançável de racismo, alcançado pelo desenvolvimento da noção de igualdade entre brancos e negros provada cientificamente por estudos e interpretada de determinada forma pelas ciências jurídicas.
Além disso, o fato da racionalidade cartesiana ser uma teoria aberta e, portanto, não hermética, possibilita o fato da mesma ser contestada, ampliada e modificada conforme a necessidade de cada período histórico. Por exemplo, a exploração incondicional do meio ambiente que antes era concebido como algo racional e aceitável por representar o desenvolvimento de determinado local ou nação, hoje é algo inconcebível por representar a degradação do espaço em que vivemos e o comprometimento do bem-estar da sociedade.
Em suma, o método de pensamento científico desenvolvido por René Descartes é responsável até os dias atuais por inovações e mudanças científicas voltadas para o bem-estar humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário