Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

Um sustentáculo racional



Durante um longo período da história, a filosofia fora pautada na tradição clássica e em preceitos não racionais. A explicação do mundo, sobretudo pela influência de pensadores gregos, sustentava-se em fundamentos místicos e sobrenaturais, que eram incapazes de provocar transformações e interferências práticas na realidade humana.
Todavia, na Idade Moderna, uma nova corrente de pensamento, o racionalismo, assumia uma postura iconoclasta contra esse conhecimento tradicional, transcendental. O filósofo francês René Descartes foi um dos principais responsáveis para lançar ao mundo uma filosofia embasada na luz da razão. Em sua obra, “Discurso do Método”, Descartes elabora um procedimento científico orientado pela razão a fim de produzir um novo conhecimento, isento de misticidade.
A lógica de seu método fundamentava-se no eterno ato de duvidar. Descartes acreditava que as verdades tradicionais não eram confiáveis, pois não refletiam nenhuma espécie de exatidão para seus questionamentos e estavam sujeitas às interferências enganosas dos sentidos humanos. Desse modo, a fim de encontrar a clareza, duvidava de tudo que não lhe fosse válido e posteriormente, submetia o problema a uma minuciosa fragmentação para realizar uma reflexão profunda e assim, buscar comprovar racionalmente as teorias existentes.
Essa é justamente a base que orienta a ciência. Por meio de indagações e de uma análise cautelosa dos fragmentos de uma problemática maior, a ciência é capaz de revelar ao mundo novos paradigmas que interferem diretamente no cotidiano humano. Um nítido exemplo disso foi a comprovação de que a miscigenação entre diferentes povos não acarreta problemas para a vida humana, muito pelo contrário, ela diminui expressivamente a  probabilidade de doenças genéticas. Essa descoberta da ciência fragiliza teorias que davam o sustentáculo para políticas discriminatórias como o Nazismo na Alemanha e o Apartheid na África do Sul.

Assim, o método de Descartes foi fundamental para dar o alicerce necessário da ciência racional e questionadora, que não contempla o mundo, mas o modifica.
Texto referente à aula 2
Juliana Galina Soares ( Direito Diurno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário