Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

Descartes e a filosofia moderna

Nascido na Europa,René Descartes é também chamado fundador da filosofia moderna.Após estudar os livros antigos e filosofia,Descartes conscientizou-se de sua própria ignorância.Racionalista convicto,segundo ele a razão era a única fonte segura de conhecimento.
Em sua pesquisa pela verdade,Descartes estabeleceu como premissa a ideia segundo a qual não devemos considerar nada verdadeiro.Segundo ele,não se deve confiar nos sentidos,pois assim como não há diferença entre o estado acordado e o sonho,os sentidos podem enganar.
Ao duvidar de tudo,Descartes chegou à conclusão de que se ele duvidava,ele pensava.E se ele pensava,era porque era um ser pensante.Desse modo,o primeiro princípio de sua filosofia era:penso,logo existo.
Ao refletir sobre o que é um ser pensante,Descartes procurava a origem da ideia de um ser perfeito.Segundo ele,tal ideia só poderia ter vindo de um ser perfeito,ou seja,de Deus.Para Descartes,a existência de Deus era tão clara quanto qualquer demonstração matemática.
Além de afirmar a existência de Deus,Descartes acreditava na existência da alma.Para ele,o homem era um ser dual,que pensa e ocupa lugar no espaço.

Thaís Ferrari Bastos - Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário