Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

ATEMPORALIDADE CARTESIANA



    De fato no século XVII, notadamente na Europa, a Igreja Católica exercia grande doutrinamento de seus conceitos e verdades. Entretanto em meados do século ocorre uma verdadeira Revolução Científica, na qual a fé separa-se da razão, que por conseguinte sobrepõe-se aos sentidos.
    O advento da ciência moderna de René Descartes quebra a barreira do comodismo no qual aceita-se conceitos pré-determinados sem qualquer questionamento ou senso crítico.
    No "Discurso do Método", publicado em 1637, Descartes analisa que os conceitos impostos e tomados como certos dificutam o pensamento racional. Nesses casos a dúvida torna-se primordial para a pesquisa da verdade.
   Logo a dúvida é responsável pela clareza necessária para a verdade. Assim qualquer verdade imposta que possa ser refutada por um questionamento deve sê-la para que a conclusão seja mais clara possível, assim verdades de fato.
   Dessa forma a obra cartesiana pautada nos pilares da razão, dúvidas e questionamentos tornou-se atemporal, não estagnando-se no século XVII, muito menos no XXI. Portanto suas contribuições ainda vão perpetuar para que os homens evoluam, assim como seus pensamentos.


César Augusto Ribeiro
1º Ano Direito - Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário