Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

O Método de Descartes Hoje

René Descartes, em seu "Discurso do Método", expõe um ponto de vista estritamente racionalista e questionador em relação ao mundo e à filosofia estudada até então. Rompendo, principalmente, com o misticismo e o dogmatismo, Descartes traz o pensamento humano exclusivamente ao plano terreno, primando pela capacidade de instrumentalizar a filosofia a fim de mudar, constantemente, o meio no qual vivemos.
Partindo desse princípio, opunha-se fortemente ao ensino tradicional da época - baseado nas ideias de pensadores os quais, segundo Descartes, traziam à tona apenas a irônica "visão de mundo" daqueles que se isolavam em suas salas e, com grande vaidade e presunção, interpretavam a natureza e a sociedade a seu bel-prazer.
Traçando um paralelo entre o Método de René Descartes e o caos social instalado no contexto atual, podemos considerar válido que houvesse uma tentativa de restauração da sociedade por meio das ideias lançadas em seu Discurso.
Tendo em vista que os governantes, passíveis de serem comparados aos filósofos clássicos, lançam mão de reformas e leis para, por exemplo, pacificarem uma favela - estando completamente isolados dos problemas e carências que a atingem -, chegamos à conclusão de que uma reavaliação das normas e conceitos vigentes, acompanhada de uma visão crítica e consciente sobre o caso em questão, seria a melhor forma de abolir a teorização das soluções e tornar as ideias realmente dignas de serem postas em prática.
Uma observação alienada e distante de um fato social, posteriormente seguida de uma tentativa fútil e teórica de solucioná-lo, não surtirá efeito. Tomemos, portanto, contato verdadeiro com as questões enfrentadas pela sociedade como um todo para, de forma racional e plausível, retomarmos nossos conceitos e instrumentalizarmos nossas ideias como verdadeiras transformadoras do mundo.

- Iara da Silva, Direito noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário