Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

O cartesianismo

A obra "O Discurso do Método", do filósofo francês René Descartes é um marco do pensamento ocidental. Escrita em 1637, suas proposições são a base de grande parte do pensamento filosófico tanto quanto do pensamento científico produzidos até a atualidade.
Descartes elucida através da narrativa de sua jornada intelectual ao longo de sua vida o método que criou em busca do melhor meio de angariar conhecimentos. Em sua procura pela verdade, o filósofo passa a considerar que tudo é falso - produto dos sentidos e da imaginação, menos aquilo que se pode conceber clara e distintivamente, como o próprio pensamento - a razão - que torna nossa existência verdadeira.
Assim, René inaugura o Racionalismo, defendendo a busca pelo conhecimento por si só, que garante a evolução dos humanos e esta é a base da busca pelo conhecimento científico desde a Modernidade.
Além disso, Descartes demonstra, por meio de seu raciocínio em busca da verdade, a existência de uma única verdade absoluta, fonte de tudo o que existe, a qual confere o nome de Deus. Afirmação a qual rendeu-lhe conflitos com a poderosa Igreja da época, entretanto sustenta grande parte da concepção religiosa ocidental atual.

Laís Machado Ribeiro, Direito diurno

Nenhum comentário:

Postar um comentário