Total de visualizações de página (desde out/2009)

domingo, 10 de março de 2013

                                   Penso, logo evoluo


             Nos tempos feudais a sociedade era principalmente pautada em hábitos advindos da Igreja Católica e em estéticas de pensamento pouco claras. Eis que surge então René Descartes e revoluciona os ideias da época.
           O método de pensamento cartesiano surgiu da vontade de Descartes de criar uma sociedade mais pensante e que não apenas assimilasse e aceitasse como verdade incontestável tudo o que lhe era relatado. Para ele, portanto, a base de tudo seria o ato de raciocinar para poder evoluir.
           Em sua obra, " Discurso sobre o Método", Descartes defende que para se alcançar algo que seja realmente confiável é necessário utilizar-se da razão, pois os nossos sentidos podem facilmente nos enganar e nos levar a conclusões duvidosas. Com isso, Descartes ensina a se obter a explicação das coisas mundanas com base em nosso interior, em nossa mente.
         Com a máxima de que seria preciso duvidar de tudo, Descartes conseguiu contribuir em muitos aspectos da sociedade atual, principalmente na matemática moderna, por exemplo. No entanto, a marca mais intensa do método cartesiano seria a sua influência nos pensamentos e a vontade de libertar as mentes das amarras obsoletas do passado e preparar a humanidade para a complexidade do futuro.

Ana Carolina Alberganti Zanquetta, 1º ano Direito- Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário